tratamento-dor-cronica-pos-covid-goiania

Tratamento para Dor Crônica Pós-Covid em Goiânia: O que fazer?

Já está comprovado o aparecimento de dor crônica como uma das sequelas do Covid-19, seja a forma mais leve ou severa.

Na verdade, mais de 100 sintomas, entre eles sequelas ou dificuldades de realizar atividades do dia a dia podem estar presentes quatro semanas após o diagnóstico ou até mais.

Portanto, se você teve Covid ou conhece alguém que se queixa de dores, é importante buscar tratamento, de preferência com um médico especialista em dor.

Para entender melhor como funciona o tratamento para dor crônica pós-Covid, preparamos aqui um guia com as principais informações.

Tratamento para dor crônica pós-Covid o que é?

Mesmo semanas após a cura da Covid-19, muitos pacientes se queixam de sintomas persistentes, como dores, que os obrigam às vezes nem mesmo ir trabalhar.

A dor crônica pós-Covid é aquela presente muitas semanas ou mesmo meses após o início da doença, que pode surgir em várias partes do corpo.

Vale lembrar também que o confinamento agravou a condição de alguns pacientes que já sofriam de dores crônicas, seja pela ausência de cuidados ou mesmo em razão das consequências psicossociais das medidas sanitárias.

Tratamento para dor crônica pós-Covid quais as causas?

Mais de 20% das pessoas afetadas pela Covid-19 sofrem de uma forma longa da doença, ou seja, apresentam um ou vários sintomas de quatro semanas a seis meses após o início da doença, e entre eles, as dores crônicas.

Segundo a OMS, a Covid-19 pode causar uma doença prolongada e sintomas persistentes, incluindo jovens e pessoas que não têm antecedentes de doenças crônicas e que não foram hospitalizadas.

A Covid-19 pode piorar uma dor crônica que o paciente já tinha, o próprio vírus pode causar uma inflamação no músculo, e o paciente pode apresentar dor em decorrência dos procedimentos necessários.

Por isso que é importante buscar ajuda de um profissional, de preferência um médico especialista em dor, para iniciar o tratamento de recuperação o mais breve possível.

Tratamento para dor crônica pós-covid quais os tipos?

Então, a dor crônica pós-Covid pode se manifestar em várias partes do corpo, entre as quais destacamos:

  • Fadiga crônica: é o sintoma mais frequente, e pode ser tão intensa que pode impactar nas atividades profissionais, sociais e pessoais;
  • Dores torácicas;
  • Dores de cabeça e enxaquecas;
  • Dores musculares e articulares;
  • Lombalgia.

Esses sintomas prolongados da Covid-19 podem ocorrer até mesmo nas formas mais leves da doença e não estão associados à gravidade da doença.

Vale lembrar que as dores crônicas são apenas uma das sequelas, e o paciente pode apresentar problemas de concentração, tosses, perda de apetite, ansiedade, depressão, perda de cabelo…

Tratamento para dor crônica pós-covid como é o diagnóstico?

Em um primeiro momento, o médico especialista em dor vai avaliar o estado clínico do paciente, o tipo de dor, duração e intensidade.

Além disso, vai verificar a qualidade funcional dos órgãos, como coração, cérebro, músculos e pulmões.

Muitas vezes, o médico pode solicitar outros exames para descartar a existência de uma outra doença.

É necessário entender o contexto individual de cada paciente para entender a causa daquela dor e assim, diagnosticar corretamente e propor o melhor tratamento.

Tratamento para dor crônica pós-covid em Goiânia tratamento?

O tratamento para dor crônica pós-Covid varia conforme o tipo de dor.

Já dores de fadiga muscular, e se são acompanhadas por dores em todo o corpo, podem ser tratadas com analgésicos, fisioterapia e atividades físicas.

No caso de dores musculoesqueléticas, localizadas em articulações ou determinados membros, o tratamento pode ser baseado no uso de analgésicos, fisioterapia, acupuntura e massagens.

Portanto, com base na dor e na sua intensidade, o médico especialista em dor vai prescrever o tratamento mais adequado e eficaz, sempre com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida aos seus pacientes.

Tratamento para dor crônica pós-Covid em Goiânia fisioterapia?

A dor crônica pós-Covid pode ser tratada com fisioterapia, assim como ajuda na reabilitação respiratória, alterações no sono e redução de capacidade funcional.

Dessa forma, por meio de técnicas, exercícios e acompanhamento individualizado do paciente, a fisioterapia pode ajudar a aliviar as dores, sempre buscando otimizar a qualidade de vida do paciente.

Tratamento para dor crônica pós-Covid em Goiânia acupuntura?

Muitos pacientes têm encontrado na acupuntura a maneira para aliviar a dor crônica pós-Covid, além de sintomas associados, como insônia, fadiga, estresse, irritabilidade, depressão, ansiedade, entre outros.

Um dos grandes diferenciais da acupuntura é não tratar apenas o sintoma, mas o indivíduo como um todo.

A acupuntura é uma terapia milenar e holística e já é reconhecida pela comunidade científica como uma terapia eficaz no tratamento da dor.

Isso porque tem o objetivo de equilibrar a energia vital, o QI, e regular assim o funcionamento dos órgãos.

Consiste em estimular, com a ajuda de agulhas bem finas, alguns dos 361 pontos localizados ao longo dos 20 meridianos, onde o QI circula na superfície do corpo.

Tratamento para dor crônica pós-Covid em Goiânia: qual médico procurar?

Se você teve Covid-19 e está sofrendo de dor crônica, deve procurar um médico especialista em dor, pois é habilitado em identificar a dor e indicar o tratamento mais adequado.

Dr. Pedro Paulo Prudente, Médico com Título em Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Nutrologia, com vasta experiência em tratamento da dor, é a melhor opção.

Além disso, elabora um tratamento individualizado, de acordo com as necessidades e queixas de cada paciente, promovendo assim bem-estar e melhor qualidade de vida.

Gostou do artigo? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Non magnis fermentum felis iaculis et sed. Tincidunt himenaeos sollicitudin massa pharetra arcu id. Consectetuer dis malesuada tellus vivamus habitasse torquent enim bibendum dictumst. Gravida molestie neque dignissim consectetur mi sem taciti sagittis. Vehicula amet habitasse per purus. Lorem sed tortor quisque luctus posuere vulputate

medico-acupuntura-coe-goiania-dr-pedro-paulo-prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente é um médico especialista em tratamento interdisciplinar da dor. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, com o título de Especialista em Acupuntura pela Faculdade Brasileira de Medicina. A Acupuntura vem da China Antiga, onde especialistas encontraram alívio da dor estimulando zonas específicas ao longo de caminhos energéticos chamados Meridianos, que ligam todos os nossos órgãos e sistemas, permitindo uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar.