Tratamento-fibromialgia-Goiania

Tratamento de fibromialgia em Goiânia: tudo que você precisa saber

A fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com uma dor forte por todo corpo, principalmente na musculatura. Neste artigo você ficará por dentro de tudo que precisa saber o tratamento de fibromialgia em Goiânia, muitas vezes vistas como pouco caso por alguns, mas os pacientes que a tem, são os que realmente sabem o quanto sofrida e complicada ela pode ser.

Não saia daí. Acompanhe conosco essa leitura e tenha dicas, inclusive, para conviver com a doença tendo melhor qualidade de vida.

Boa leitura!

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que afeta o sistema musculoesquelético.

A principal manifestação da doença é a dor que se espalha por todo corpo, principalmente nos músculos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma doença comum e atinge em maioria as mulheres.

Além da dor crônica, a pessoa que sofre com fibromialgia costuma sentir muito cansaço, sono, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão, e alteração intestinal.

Para descobrir se você tem fibromialgia o diagnóstico é simples e pode ser feito apenas com análise clínica de um especialista. Ou seja, o médico identifica a doença através dos sintomas relatados e pelos pontos de dor no corpo.

O diagnóstico clínico da fibromialgia abrange:

  • Dor crônica por mais de 3 meses em todo corpo;
  • Presença de pelo menos 11 pontos dolorosos dos 18 pré-estabelecidos.

Além disso, o diagnóstico algumas vezes é feito por exclusão.

Nesse sentido, são solicitados exames para descartar a possibilidade de outras doenças como reumatismo, tendinite, etc.

No entanto, apenas para excluir a possibilidade de outros diagnósticos, pois para comprovar a fibromialgia não existe nenhum tipo de exame que não seja o clínico.

Além disso, ao conhecer essa doença, é muito importante que você fique atento a um fator: a fibromialgia não tem cura.

Portanto, se você sofre da doença deverá aprender a conviver com ela, fazer tratamentos paliativos que envolvem medicações, boa alimentação e prática de atividade física regular, para assim conviver com a doença com melhor qualidade de vida.

Falaremos mais sobre isso adiante.

Sintomas da fibromialgia

Como já mencionado, o principal sintoma da fibromialgia é uma dor crônica e difusa que se espalha por todo o corpo.

No geral, os pacientes não conseguem sequer determinar para o médico onde começou a dor ou o ponto do corpo que dói mais ou menos.

A dor que se espalha por todos os músculos, ossos, articulações, é associada a sensibilidade ao toque.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a fibromialgia não causa inchaço no corpo, o que pode ocorrer é o aparecimento de algum inchaço em resposta a contração da musculatura pela dor.

No entanto, vale lembrar que além da dor, os sintomas da fibromialgia são sono desmedido, ou seja, as pessoas queixam-se de estar sempre cansadas como se independentemente do número de horas que durmam nunca seja suficiente.

Outros sintomas são: depressão, fadiga, falta de memória ou de atenção, intestino desregulado com a síndrome do intestino irritável caracterizado por forte dor abdominal, alterações na sensibilidade da bexiga, entre outros.

O que pode causar a fibromialgia?

Causada por traumas físicos, psicológicos, genéticos, ou derivados de infecções graves.

O que ocorre é que não existe de fato uma causa única relacionada ao aparecimento da doença. Alguns especialistas mencionam que certas pessoas possuem mais tendências que outras para desenvolver a doença.

Mas, vale lembrar também que outros médicos e especialistas colocam o cérebro como centro da causa, como se o sistema nervoso central fosse o causador de a pessoa ligar um botão de power e ativar o modo dor on.

Fato comprovado é que a doença é real, crônica e não tem cura. Geralmente, os eventos da doença começam com uma dor localizada crônica que se espalha e progride por todo corpo.

Tratamento de fibromialgia em Goiânia

Pacientes com fibromialgia devem procurar por especialista para tratamento que é individualizado.

O tratamento inclui medicamentos para dor, ansiedade, psicoterápicos, além de prática de atividade física regular e alimentação saudável.

Acredita-se, por não ter cura, que a associação desse tratamento trará à pessoa que sofre com fibromialgia uma melhor na fadiga, na qualidade do sono e do humor, a dor será controlada, e haverá uma melhora na qualidade de vida.

Portanto, é preciso dar especialmente atenção a alimentação e a rotina de exercícios físicos regulares.

Até porque, uma boa alimentação irá manter, por exemplo, indicação de bons nutrientes precursores de serotonina, o que auxilia na redução do estresse e ajuda na regulação do sono.

Além disso, são indicados alimentos ricos em fontes de triptofano. Por exemplo: carnes magras, peixe, mel, iogurte desnatado, queijos brancos, nozes, leguminosas, arroz integral, banana, alimentos antioxidantes, entre outros.

Pode ser feito também a suplementação com Ômega 3, óleo de prímula, coenzima Q10 e cúrcuma.

A prática regular de exercício físico é o pilar do tratamento. Os benefícios envolvem liberação de endorfina, melhora o fluxo sanguíneo, auxilia no relaxamento corporal, ajuda no alívio da dor, da fadiga, das alterações de humor e sono.

Considerações finais sobre tratamento de fibromialgia em Goiânia

Concluindo, lidar com a fibromialgia deve ser um processo rotineiro, constante.

É preciso manter foco, determinação, para vencer um dia de cada vez e, aprender a conviver com a dor em alguns momentos, tomar posse de todo tratamento paliativo existente, para gozar de melhor qualidade de vida possível.

Vale lembrar também que o acompanhamento médico é essencial, então, não deixe de procurar um médico especialista em dor crônica.

Não se intimide. Não deixe a dor te derrotar. Vença um dia de cada vez. Apenas não desista!

Gostou do artigo? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Non magnis fermentum felis iaculis et sed. Tincidunt himenaeos sollicitudin massa pharetra arcu id. Consectetuer dis malesuada tellus vivamus habitasse torquent enim bibendum dictumst. Gravida molestie neque dignissim consectetur mi sem taciti sagittis. Vehicula amet habitasse per purus. Lorem sed tortor quisque luctus posuere vulputate

medico-acupuntura-coe-goiania-dr-pedro-paulo-prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente é um médico especialista em tratamento interdisciplinar da dor. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, com o título de Especialista em Acupuntura pela Faculdade Brasileira de Medicina. A Acupuntura vem da China Antiga, onde especialistas encontraram alívio da dor estimulando zonas específicas ao longo de caminhos energéticos chamados Meridianos, que ligam todos os nossos órgãos e sistemas, permitindo uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar.