Dor-sola-pe-tratamento-Goiania

Dor na sola do pé tratamento em Goiânia: onde tratar?

Você sabia que a dor na sola do pé, é um problema mais comum do que você imagina?

Na verdade, para você ter uma base mais precisa, de acordo com a Associação Médica Podiátrica Americana, cerca de 77% dos adultos têm lutado contra a dor nos pés que os torna mais lentos (metaforicamente ou literalmente falando).

Nesse sentido, diante de todos esses fatos, é muito comum surgir dúvidas a respeito do que pode causar, sintomas, e até mesmo, qual o tipo de tratamento indicado.

E isso, é algo que precisa ser cuidado com muita seriedade, considerando que é um problema que pode atrapalhar toda uma vida, considerando que os pés, são usados diretamente na nossa locomoção.

Vamos ser sinceros, imagine o incômodo que pode ser causado por esse tipo de dor, que se repete a cada passo que for dado.

Então, para que você consiga ficar por dentro de tudo isso, separamos todas as principais informações a respeito da dor na sola do pé.

O que causa a dor na sola do pé?

Uma das principais causas que os especialistas afirmam para a dor na sola do pé, se origina devido a lesões.

Acredite, por mais simples que pareça, nossos pés são bastante complexos, sendo 26 ossos, 30 articulações e quase 100 músculos e ligamentos.

Assim, cada um desses elementos anatômicos, desde a ponta do seu dedo, até o seu tendão de Aquiles, são responsáveis por promover a locomoção, e claro, deixar você em pé.

Diante disso, quanto todos esses elementos trabalham de forma saudável, em conjunto, sem quaisquer problemas, você consegue realizar essas ações sem nenhum problema ou desconforto, onde vão trabalhar juntos para absorver a pressão de seus passos.

Claro, pode haver um desconforto externo, mas não devido ao pé, e sim a uma sandália, tênis, sapato e dentre outros.

No entanto, uma lesão ou complicação no pé pode se tornar muito dolorosa porque seus pés sustentam todo o peso do corpo, o que pode irritar o pé sempre que você ficar de pé.

Por mais simples que seja a lesão, a dor e desconforto podem ocorrer, prejudicando toda a sua movimentação.

Mas, é claro, mesmo que as lesões sejam as principais causas, outras coisas podem fazer com que ocorra uma dor na sola do pé, como:

Dor na sola do pé por conta de metatarsalgia

Metatarsalgia são dores e inflamações que ocorrem, principalmente, atrás dos dedos dos pés.

Você pode vir a ter esse problema a partir de atividades de alto impacto que podem estressar a sola dos pés, como pular ou correr.

Em alguns casos essa dor pode vir de forma leve ou moderada, e geralmente desaparecem quando você descansa os pés, ou, nos casos mais fortes, utiliza palmilhas ortopédicas.

Dor na sola do pé neuropatia periférica

A dor na sola do pé também pode ser atribuída ao sistema nervoso

Nesse sentido, devido a alguma complicação no sistema nervoso como danos ou falhas, você pode ter neuropatia, que são dores nos nervos dos pés.

Até porque, caso você não saiba, nosso sistema nervoso conecta nossos pés e dedos ao cérebro, transportando sinais por todo o corpo que nos permitem mover e sentir os dedos dos pés, por exemplo.

Assim, um dano nessa comunicação, pode causar dor, que geralmente vem acompanhada com sensações de formigamento, queimação ou pontadas.

Dor na sola do pé sesamoidite ou fratura por estresse sesamóide

Os sesamóides são dois pequenos ossos sob a bola do dedão do pé.

Dessa forma, estamos falando de ossos que ajudam a apoiar a função do tendão que flexiona o dedão do pé.

Assim, quando eles ficam sobrecarregados ou até mesmo inflamados, você pode vir a ter dores na região, e também a presença de inchaço.

A forma mais fácil de identificar, é através da sua região, sendo um problema onde as dores ficam mais localizadas na parte inferior do dedão do pé.

Quando procurar um médico para tratamento da dor na sola do pé?

É muito comum que a dor na sola do pé venha a diminuir depois de alguns dias, desaparecendo por completo.

No entanto, existem exceções, onde você deve procurar um médico especialista em dor, para evitar maiores problemas.

Primeiramente, qualquer tipo de dor no pé que o impeça de continuar com sua vida diária é uma causa potencial de preocupação médica.

Mas, além dessas, existem outras coisas principais que você deve ficar atento, e assim procurar um especialista, como:

  • Febre ou inchaço excessivo;
  • Dor na sola do pé causada após alguma lesão ou acidente;
  • Tontura ou náusea;
  • Dores intensas com formigamentos.

Por fim, é importante lembrar que a consulta a um profissional especializado é sempre válida, a fim de evitar maiores problemas.

Como é feito o tratamento para dor na sola do pé em Goiânia?

Atualmente, 3 são as principais formas indicadas pelos especialistas, para o tratamento da dor na sola do pé: mudanças no estilo de vida, medicamentos e terapia.

Você pode até já ter ouvido falar que determinados alimentos podem ajudar no tratamento desse problema, mas até então, nenhum alimento foi comprovado como um tratamento seguro.

No entanto, não podemos esquecer que uma dieta saudável e anti-inflamatória, pode sim potencializar os resultados, ajudando a intensificar o tratamento.

Falando de medicamentos, em casos leves ou moderados (que são a maioria), o médico pode indicar o uso de analgésicos como o Tylenol (paracetamol).

Em conjunto ao medicamento, o médico pode indicar que você utilize uma compressa fria no local também.

Mas, em casos mais graves, onde a dor já se torna mais forte, será indicado o uso de medicamentos mais poderosos, como Oxicodona ou Hidrocodona.

Por fim, cada caso possui a sua especialidade, e vai variar bastante de caso a caso.

Por fim, para você sempre garantir maiores problemas, a consulta a um especialista é sempre importante.

Como é feito o diagnóstico para tratamento da dor na sola do pé em Goiânia?

Para identificar a dor na sola do pé, e as possíveis causas para aquilo, o médico realizará um exame físico para identificar qualquer sensibilidade, inflamação ou inchaço, hematomas, unhas encravadas ou outras lesões que possam contribuir para a dor.

Você pode precisar também fazer um Raio – X do local, principalmente, se houver suspeita de fratura.

Por fim, após você realizar todos os exames necessários, um médico especialista indicará o melhor tratamento para o seu caso.

Só ele é capaz de verificar a principal causa da dor, e assim indicar o tratamento eficaz para aquilo.

Considerações finais tratamento da dor na sola do pé em Goiânia

Se você sentiu dor na sola do pé, considere realizar um tratamento com médico especialista em dores crônicas, a fim de acabar com esse problema definitivamente.

Gostou do artigo? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Non magnis fermentum felis iaculis et sed. Tincidunt himenaeos sollicitudin massa pharetra arcu id. Consectetuer dis malesuada tellus vivamus habitasse torquent enim bibendum dictumst. Gravida molestie neque dignissim consectetur mi sem taciti sagittis. Vehicula amet habitasse per purus. Lorem sed tortor quisque luctus posuere vulputate

medico-acupuntura-coe-goiania-dr-pedro-paulo-prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente é um médico especialista em tratamento interdisciplinar da dor. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, com o título de Especialista em Acupuntura pela Faculdade Brasileira de Medicina. A Acupuntura vem da China Antiga, onde especialistas encontraram alívio da dor estimulando zonas específicas ao longo de caminhos energéticos chamados Meridianos, que ligam todos os nossos órgãos e sistemas, permitindo uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar.