tratamento-dor-cronica-ombro-goiania

Tratamento para Dor Crônica na Ombro em Goiânia: O que é?

A dor no ombro, acompanhada às vezes de outros sintomas, como perda da força muscular ou diminuição da mobilidade, é um sintoma frequente principalmente após os 50 anos.

É chamada de crônica quando a sensação dolorosa excede três meses e torna-se recorrente.

Portanto, se você sente uma dor no ombro há mais de três meses, provavelmente se trata de uma dor crônica, sendo necessário buscar o auxílio de um médico especialista em dor.

Se você está suspeitando se as dores que está sentindo são crônicas, reunimos aqui tudo o que você precisa saber: causas, sintomas, tratamento, qual médico procurar…

Tratamento para dor crônica no ombro o que é?

Antes de saber o que é dor crônica no ombro, saiba que o ombro é uma articulação muito móvel, que permite movimentar o membro superior em praticamente todas as direções.

Sua estabilidade é garantida por diversos músculos e ligamentos.

No entanto, é frágil e os riscos de lesões aumentam com o passar da idade.

Dessa forma, essas lesões são mais frequentes após os 50 anos e as pessoas se queixam de dor no ombro, até mesmo nos dois.

A dor crônica no ombro é caracterizada pela sua duração, que geralmente é mais de três meses, e diversas doenças podem ser a causa de dores crônicas no ombro.

Tratamento para dor crônica no ombro quais as causas?

Em 80% dos casos, as lesões afetam as estruturas em volta da articulação osteoarticular, em particular os tendões, e fazem parte do que chamamos problemas musculoesqueléticos do membro superior.

As dores crônicas no ombro podem ser explicadas por causas mecânicas, assim como por fatores que favorecem as lesões peri-articulares do ombro.

As causas mecânicas estão associadas a determinadas atividades profissionais ou atividades esportivas, uma vez que a articulação é muito solicitada.

É o caso onde:

  • O trabalho obriga a contração de posturas, como ficar com as mãos estendidas na frente do corpo ou embaixo do ombro;
  • Movimentos repetitivos, como elevação do braço;
  • A atividade profissional exige esforços musculares do ombro, ligados a carregar pesos, mesmo sem muita frequência.

Já as atividades esportivas que utilizam movimentos de armar e lançar (handebol, vôlei, tênis) ou atividades com risco de traumas (futebol, judô) são responsáveis por lesões que causam microtraumatismos, associados ao uso excessivo da articulação.

Tratamento para dor crônica no ombro fatores que favorecem?

Dois fatores favorecem as lesões peri-articulares:

  • Um espaço muito limitado sob o acrômio (saliência do omoplata visível na parte de cima do ombro), chamado de conflito acromial, o que favorece certas tendinites de ombro;
  • A degeneração dos tendões do manguito rotador, associada ao envelhecimento, é provavelmente um fator de fragilidade.

Vale ressaltar que a dor crônica no ombro aparece, em média, a partir dos 55 anos.

Tratamento para dor crônica no ombro quais os sintomas?

Segundo sua gravidade e localização, as lesões nas estruturas do ombro causam sintomas variados.

Em geral, a dor limita o movimento do ombro, e melhora em repouso. Raramente interfere no sono, exceto quando a pessoa dorme sobre o ombro.

É uma dor que piora com o esforço, e nem sempre é fácil de localizar de forma mais precisa.

Na verdade, o ou os movimentos que provocam a dor são mais fáceis de identificar.

A pessoa pode se queixar de dor no ombro apenas quando faz certos movimentos em uma ou várias direções. Isso geralmente acontece no momento de:

  • Elevação do braço para a frente;
  • Elevação lateral do braço;
  • Rotação externa do braço’
  • Rotação interna.

Além disso, a dor no ombro pode surgir praticamente a cada movimento, acompanhada de uma perda de força muscular do braço.

Em determinados casos, os movimentos do ombro são muito limitados, até mesmo impossíveis.

Tratamento para dor crônica no ombro em Goiânia: como é o diagnóstico?

O diagnóstico da dor crônica no ombro é feito pelo médico especialista em dor, e no momento do exame clínico, vai examinar cuidadosamente os dois ombros:

  • Observa uma assimetria dos ombros, uma perda de volume muscular do ombro dolorido;
  • Estuda a mobilidade do ombro em todos os eixos, e avalia a amplitude da articulação;
  • Em seguida, testa os diferentes tendões por meio de diferentes manobras, assim como a força muscular.

Além disso, pode solicitar exames de imagem, para visualizar os ossos, os tendões e os músculos.

Tratamento para dor crônica no ombro em Goiânia?

O tratamento para dor crônica no ombro vai variar em função das lesões, da idade do paciente e da presença de outras doenças.

Geralmente, o médico especialista em dor pode prescrever anti-inflamatórios, analgésicos, infiltração de corticóides e recomendar evitar determinados movimentos.

E em casos extremos, o tratamento cirúrgico é indicado quando há ruptura dos tendões, e para problemas mecânicos entre os tendões do manguito rotator e o acrômio.

Além disso, vários pacientes têm se beneficiado com a acupuntura, com resultados bastante positivos.

Tratamento para dor crônica no ombro em Goiânia com acupuntura?

A acupuntura tem mostrado ótimos resultados para tratar dor crônica no ombro, pois funciona liberando as substâncias químicas no organismo, bloqueando os sinais da dor e permitindo a energia vital (QI) circular livremente.

Além disso, a dor crônica no ombro pode vir acompanhada de outros sintomas, onde a acupuntura age não apenas sobre a dor, mas também sobre os sintomas que podem piorá-la.

Vale ressaltar também que essa técnica milenar favorece a secreção de neurotransmissores importantes no controle da dor.

O grande diferencial da acupuntura é que leva em conta o sofrimento físico e emocional do paciente através de sua abordagem terapêutica global.

Tratamento para dor crônica no ombro em Goiânia: como conviver?

Se você sofre de dor crônica no ombro, veja aqui algumas dicas que podem ajudar:

  • Evitar movimentos repetitivos ou prolongados do ombro abaixo da horizontal, movimentos bruscos, posturas e situações que aumentam as dores;
  • Evitar carregar pesos;
  • Tente não dormir sobre o ombro dolorido, e se possível, coloque um travesseiro sob o antebraço;
  • Para se vestir, comece pelo ombro dolorido;
  • Evitar atividades esportivas que podem piorar a dor.

Tratamento para dor crônica no ombro em Goiânia: qual médico procurar?

Se você sofre de dor crônica no ombro, deve procurar um médico especialista em dor, pois é habilitado em identificar a causa da dor e indicar o tratamento mais adequado.

Dr. Pedro Paulo Prudente, Médico com Título em Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Nutrologia, com vasta experiência em tratamento da dor, é a melhor opção.

Além disso, elabora um tratamento individualizado, de acordo com as necessidades e queixas de cada paciente, promovendo assim bem-estar e melhor qualidade de vida.

Gostou do artigo? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Non magnis fermentum felis iaculis et sed. Tincidunt himenaeos sollicitudin massa pharetra arcu id. Consectetuer dis malesuada tellus vivamus habitasse torquent enim bibendum dictumst. Gravida molestie neque dignissim consectetur mi sem taciti sagittis. Vehicula amet habitasse per purus. Lorem sed tortor quisque luctus posuere vulputate

medico-acupuntura-coe-goiania-dr-pedro-paulo-prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente é um médico especialista em tratamento interdisciplinar da dor. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, com o título de Especialista em Acupuntura pela Faculdade Brasileira de Medicina. A Acupuntura vem da China Antiga, onde especialistas encontraram alívio da dor estimulando zonas específicas ao longo de caminhos energéticos chamados Meridianos, que ligam todos os nossos órgãos e sistemas, permitindo uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar.