terapia-onda-choque-goiania

Terapia por Onda de Choque em Goiânia: Onde fazer?

A terapia por onda de choque é um método de tratamento não invasivo, com ótimos resultados em diversas condições musculoesqueléticas, visando reduzir a dor e promover a cicatrização dos tecidos afetados.

Embora o nome “onda de choque”, não significa choques elétricos, e sim uma energia mecânica, ajudando na inflamação e melhorando a circulação sanguínea no local.

Se você sofre de dores recorrentes e outros tratamentos não funcionaram, a terapia de onda de choque pode ser a solução.

No entanto, é essencial procurar um médico especialista em dor, pois possui toda a experiência para manipular o aparelho e assim, proporcionar todos os benefícios ao paciente.

Provavelmente, seja a primeira vez que você esteja ouvindo falar sobre terapia por onda de choque. Por isso, reunimos aqui as principais dúvidas sobre o tratamento, como funciona, quais as indicações…

Terapia por onda de choque o que é?

No início, a terapia por onda de choque era para tratar cálculos renais, e foi estendida para o tratamento de problemas musculoesqueléticos.

Consiste na emissão de impulsos acústicos de alta energia que são direcionados para a área afetada, estimulando a vascularização, a cicatrização do tecido e a reabsorção de calcificações.

Por consequência, o organismo reage aumentando a atividade metabólica na região dolorosa, o que estimula e acelera o processo de cura.

É um tipo de energia mecânica que penetra no tecido lesionado, provocando um fenômeno chamado de cavilação, onde microbolhas se rompem levando a um aumento na microcirculação local.

Atualmente, é considerada como um dos métodos mais eficazes para o tratamento da dor causada por inflamações crônicas dos tendões, músculos e calcificações ósseas.

Terapia por onda de choque o que trata?

A terapia por onda de choque é uma técnica que trata uma variedade de condições:

  • Tendinites crônicas;
  • Calcificações nos tendões;
  • Lombalgias agudas e crônicas;
  • Bursites;
  • Dores na coluna;
  • Lesões esportivas;
  • Dor miofascial;
  • Dores no ombro;
  • Dores no pé;
  • Dores no quadril.

Portanto, é um tratamento que pode beneficiar pessoas que sofrem das mais variadas condições, reduzindo de forma significativa as dores.

Terapia por onda de choque em Goiânia: como funciona?

A sessão de terapia por onda de choque dura, em média, de 10 a 20 minutos, e não exige anestesia, visto que a intensidade dos choques é controlada de forma a tornar o tratamento suportável.

Em torno de 2000 impulsos são aplicados na região a ser tratada, e o paciente pode ter a sensação de uma pancada, mas perfeitamente tolerável

No entanto, se o paciente for mais sensível, uma anestesia local pode ser aplicada.

É realizada com o auxílio de um aparelho, que envia ondas acústicas pelo corpo, e geralmente é utilizado um gel no local para facilitar o deslizamento do aparelho no local.

Na maioria dos casos, são necessárias de 3 a 10 sessões, com intervalo mínimo de três semanas.

Entretanto, cerca de 40 a 50% dos casos, uma única aplicação é capaz de resolver o problema.

O tratamento produz na área afetada um aumento da formação de vasos sanguíneos, por meio de micro rupturas dos capilares, o que provoca uma maior circulação no local, favorecendo a uma recuperação mais rápida.

Terapia por onda de choque: efeitos?

O tratamento por ondas de choque causa efeitos mecânicos e metabólicos benéficos sobre a dor e cicatrização:

  • Ação analgésica: os choques repetidos provocam a liberação de endorfinas no local, o que permite uma redução rápida da dor durante a sessão. Também levam uma diminuição da concentração da substância P, neurotransmissor da dor;
  • Ação vascular: os impulsos causam uma hipervascularização e uma revascularização, permitindo melhorar o metabolismo local e favorecer uma melhor cicatrização;
  • Destruir as calcificações.

Terapia por onda de choque em Goiânia: benefícios?

A terapia por onda de choque apresenta diversos benefícios:

  • Terapia não invasiva;
  • Não necessita de anestesia nem medicação;
  • Tratamento mais curto e recuperação mais rápida;
  • Pouquíssimos efeitos secundários;
  • Não interfere nas práticas esportivas, exceto em caso de competição.

Terapia por onda de choque em Goiânia: contra indicações?

Existem casos em que a terapia por onda de choque é contraindicada, que incluem:

  • Gravidez;
  • Problemas de coagulação;
  • Cicatriz aberta na área a ser tratada;
  • Regiões pulmonares ou cardíacas;
  • Tratamentos em locais de passagem de troncos nervosos ou grandes vasos;
  • Tecidos afetados por inflamações agudas, infecções;
  • Tumores primários ou secundários.

Por isso é importante informar qualquer uma dessas condições ao médico especialista em dor, a fim de garantir a segurança do tratamento.

Terapia por onda de choque em Goiânia: resultados?

Os resultados variam de paciente para paciente, e enquanto alguns já percebem um alívio imediato após a primeira sessão, outros devem aguardar um prazo maior para observar os efeitos positivos.

Às vezes, de 6 a 12 semanas para o resultado final.

Isso vai depender da condição clínica de cada paciente, assim como do estágio da evolução da doença.

Terapia por onda de choque em Goiânia: qual médico procurar?

Se você sofre de dores e não melhorou com tratamento convencional, a terapia por onda de choque pode ser a solução.

Para isso, deve procurar um médico especialista em dor, pois é habilitado em tratamento por onda de choque, pois além de identificar a localização da dor, tem total domínio da técnica.

Dr. Pedro Paulo Prudente, Médico com Título em Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Nutrologia, com vasta experiência em tratamento da dor, é a melhor opção.

Além disso, elabora um tratamento individualizado, de acordo com as necessidades e queixas de cada paciente, promovendo assim bem-estar e melhor qualidade de vida.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Non magnis fermentum felis iaculis et sed. Tincidunt himenaeos sollicitudin massa pharetra arcu id. Consectetuer dis malesuada tellus vivamus habitasse torquent enim bibendum dictumst. Gravida molestie neque dignissim consectetur mi sem taciti sagittis. Vehicula amet habitasse per purus. Lorem sed tortor quisque luctus posuere vulputate

medico-acupuntura-coe-goiania-dr-pedro-paulo-prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente

Dr. Pedro Paulo Prudente é um médico especialista em tratamento interdisciplinar da dor. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, com o título de Especialista em Acupuntura pela Faculdade Brasileira de Medicina. A Acupuntura vem da China Antiga, onde especialistas encontraram alívio da dor estimulando zonas específicas ao longo de caminhos energéticos chamados Meridianos, que ligam todos os nossos órgãos e sistemas, permitindo uma abordagem mais holística da saúde e do bem-estar.